sexta-feira, 15 de julho de 2011

Amputação de Raiz Distal em 1.Molar Inferior x Extração dentária total

Pit Bull, 7 anos, macho
Cirurgião: Dr.Leon
Agosto/2010 - DentistaVet 

Queixa Principal:
Paciente apresentava acúmulo de cálculo (g.I) e gengivite (g.I), porém em molar inferior esquerdo (#309), apresenta doença periodontal localizada em região de 309-310, o que levou à perda do #310. À sondagem periodontal, apresentava bolsa de 8mm de profundidade. Radiográficamente, pôde-se visualizar reabsorção óssea horizontal em raiz distal e higidez do periodonto em raiz mesial.

Teoria:
Dentes com Doença Periodontal podem ser tratados de várias formas. Raizes com perda de suporte periodontal podem passar por aplainamento radicular, porém quando há perda de 2/3 do periodonto, costuma-se optar por remoção do elemento dentário. Dentes birradiculares devem sofrer odontosecção para sua extração. Caso seja escolhido deixar uma das raizes, devido à exposição do sistema endodôntico, deve ser realizado tratamento de canal (pulpectomia total).

Resolução do caso:
Foi realizado odontossecção do #309, para extração da raiz distal. Após alavancagem, com alguma facilidade a raiz já apresentava mobilidade. Sua remoção foi realizada com fórceps.
Feito isso, foi medicado e restaurado acesso lateral da câmara pulpar.

Após realizado acesso do canal em região oclusal, foi realizado pulpectomia total da raiz mesial. Foi usado limas endodônticas hedström de uso veterinário, para facilitar instrumentaçào, uma vez que as limas humanas não alcançaram o delta apical. Foram usadas limas da primeira série.
Terminada a pulpectomia total, o canal foi obturado com cimento à base de hidroxido de cálcio (Sealer26) e restaurado com resina fotopolimerizável.

Radiograficamente, pode-se observar os dois pontos de restauraçào, o primeiro na face distal por causa da exposição da câmara pulpar, e o segundo na região oclusal.

Conclusão:
Apesar da extração total ser uma solução cirúrgica mais simplória, realizar tratamentos conservadores que permitam manter a oclusão próxima do normal devem ser a primeira escolha de um médico veterinário especializado em odontologia veterinária que pretenda ofererecer um serviço de excelência.