sexta-feira, 15 de julho de 2011

Emergência Odontológica - Avulsão Dentária

Pit Bull, 3 anos, macho
Cirurgião: Dr.Leon

Queixa Principal:
Após briga com contactante, ocorrida há algumas horas, proprietária percebeu que havia sangramento pela boca, além das feridas em pele. Apesar da briga, "Mailon" estava em bom estado e parecia que nada havia acontecido.




Exame Clínico:
Após colocar o paciente sob anestesia geral (inalatória), foi realizado o exame da cavidade oral.
Foi constatado avulsão de vários elementos dentários. Por ser um trauma dento-alveolar ocorrido há poucas horas, foi decidido tentar manter os dentes e reconstruir a arcada dentária e oclusão normal.

Teoria:
Dentes que sofrem luxação ou avulsão podem ser reimplantados nas primeiras horas do trauma dento-alveolar, por considerar que ainda há ligamento periodontal viável. Por isso é considerado uma emergência. 
Resolução do caso:
Os alveolos foram higienizados com solução fisiológica, sem curetagem, para não remover ligamento periodontal ainda viável. Os dentes foram recolocados em seus alvéolos. Foi realizado a sutura de tecidos moles (gengiva e mucosa) com fio absorvível vicryl (pss).





Foi realizado fixação dentária com resina acrílica (metilmetacrilato) em toda a arcada superior (bilateral). Foi pedido ao proprietário retorno em 30 dias para remoção do aparelho de resina. Até remoção, foi pedido manutenção do aparelho, com escovação e aplicação tópica de clorexidine a 0,12%.




Aspecto do paciente aos 30 dias do pós-operatório, após remoção do aparelho de resina. Nota-se gengivite (reversível) pela presença do aparelho. Foi pedido ao proprietário continuar com higienização com clorexidine 0,12% por mais 10 dias.



Aspecto final do reimplante dos dentes avulsionados.

Após o sucesso do reimplante, foi indicado o tratamento de canal.