sexta-feira, 15 de julho de 2011

Fístula Infra-Orbitária por lesão endodôntica em Incisivo

Bulldog frances, 4 anos, fêmea
Cirurgião: Dr.Leon
2010/07/22

Queixa Principal:
Apresentava assimetria facial, com aumento de volume em região infra-orbitária, há 2 semanas.

Exame Clínico: 
- Fístula infra-orbitária com secreção purulenta;
- Fratura dentária do #103 com exposição do canal radicular;
- Demais dentes com presença de cálculo g.I e gengivite g.I.

Teoria: Normalmente a literatura cita as fístulas infra-orbitária como originadas em lesões endodônticas em 4.pré-molar superior. Em felinos, sabe-se que a fístula infra-orbitária normalmente tem origem em caninos superiores.

HipóteseNeste caso, tanto o #108 (4.pré-molar superior direito) quanto o #104 (canino superior direito) estão em perfeitas condições, porém o incisivo está fraturado. Por se tratar de um paciente braquicefálico, o # 103 (incisivo lateral superior direito) fraturado seria o possivel causador desta fístula.

Resolução do caso:
Com o paciente anestesiado, inserimos um conte de gutta-percha, material radiopaco, para identificar a direção do possível foco de infecção.

Radiograficamente, há uma extensa área de rarefação óssea em região periapical de do incisivo #103. No detalhe, em amarelo temos a área de lise óssea, em branco o dente #103 e em laranja o cone de gutta-percha.
Incisivo #103 com fratura dentária e exposição do canal radicular.











Entre a o tratamento endodôntico ou extração dentária, escolhido a extração do #103.









Contato telefonico (10/08/2010): proprietária relata que "Luna" está ótima, e que a ferida tardou em fechar, porém já está cicatrizada. Em mais 2 meses, realizaremos a radiografia controle para constatar a resolução da rarefação óssea periapical.

Dr.Leon