sexta-feira, 15 de julho de 2011

Fenda em Palato Mole - Palatorrafia em "U"

Felino, Abissínio, 5 anos
Cirurgião: Dr.Leon
Paciente apresentava fenda em palato mole, na borda do palato duro. Como sinais clínicos, apresentava espirros constantes e secreção nasal.


Teoria: Existem várias técnicas cirúrgicas para correção de fendas palatinas. Em geral, todas prezam por realizar retalhos em que o tecido não apresente tensão.

Em palato mole, é possível apenas aproximar os bordos, porém quando a fenda está próxima do palato duro, existe muita tensão do tecido.

Resolução do caso:
Foi realizado reavivamento dos bordos da fenda, removendo 1mm de tecido ao redor de todo o bordo.

Feito isso, realiza-se uma incisão em "U", seguindo a técnica preconizada por Marreta (1991). A incisão é feita o mais ampla possível. Realiza-se uma incisão na linha média do palato, partindo o "U" em dois retalhos (A e B).




Colocado os retalhos A e B em sua posição (seguindo a técnica em "U"), realizou-se sutura dos bordos com vicryl 4.0 (pps).

Em retorno aos 13 dias, nota-se inicio de formação de tecido de granulação na porção do osso maxilar exposto. Em um ponto, houve deiscencia da ferida (3mm).

Nos demais retornos (26 e 54 dias), o tecido de granulação formado deu lugar à formação de tecido queratinizado, como o tecido palatino original. Aos 26 dias, o ponto de deiscencia tinha 2mm, e aos 54 dias ainda persistia um ponto de 1mm de abertura, tendendo ao fechamento total.

(Agradecimentos ao Dr. Luis Renato Flaquer - MV responsável pelo encaminhamento deste caso)