sexta-feira, 15 de julho de 2011

Para pensar: DAPE substitui a escovação ???

Schnauzer, 6 anos, fêmea

Proprietário relatava mau hálito e negava tratamentos dentários anteriores. Além disso, fora o exame da cavidade oral e cabeça ("Área Nobre"), paciente também tinha falhas de pelo na região lombar, e prurido intenso notado durante consulta. Proprietário relatava que a paciente estava passando com colega para tratamento da DAPE (Dermatite Alérgica à Picada de Ectoparasita).


Ao exame da cavidade oral, apesar do mau-halito devido à presença de cálculo dentário em quase todos os dentes, os incisivos não tinham nem sequer gengivite (!!!).

Por que isso ??? Porque quando a paciente coçava o dorso com os incisivos, o pelâme macio funcionava como uma "escova-de-dentes"... ou seja, estes incisivos sofriam ação mecânica dos pêlos, removendo constantemente a placa bacteriana (pelicula). Desta forma, estes dentes não tem nem placa bacteriána, muito menos cálculo dentário ("tártaro").

Claro... da DAPE não substitui a escovação !!! Os demais dentes apresentavam acúmulo de cálculo g.III, gengivite g.II, e o pior, acúmulo de pêlos nos dentes de tanto coçar !!! Isto gerou uma destruição da gengiva e osso alveolar, causando retrações gengivais e reabsorção óssea alveolar, o que pode ser classificado como PERIODONTITE.

Além disso, dependendo da raça do paciente (ex: Pastor Alemão, Pitbull, etc) o pelâme é mais duro, o que pode levar à desgastes dentários por abrasão constante, levando até à exposição de polpa.

Conclusão

1 - Não recomende a DAPE como profilaxia ou tratamento periodontal !!! ;-)
2 - Indique a escovação dentária diária !!!
3 - Indique o paciente para a Dermato e Odonto sem falta !!!

Abraços
Dr.Leon