quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Cárie Não Profunda e Restauração em Cães

Dálmata, M, 8anos
Cirurgião: Dr.Leon
Dezembro/2012 - DENTISTAVET
 
Histórico:
Paciente foi encaminhado por colega, que notou, em exame da cavidade oral, perda de estrutura dos 1.molares inferiores (#309 e #409). Apesar disso, o paciente não apresentava sintomatologia nem dificuldades de apreensão ou mastigação. Já em consulta, no DENTISTAVET, o proprietário relatou ausência de hábitos de higiene oral, assim como o costume em fornecer doces e pedaços de pão, de sua própria dieta ao seu pet, de maneira frequente.

Resolução do Caso:
 
A perda de estrutura, causada pela cárie, localizava-se entre as duas maiores cuspides dos dentes #309 e #409. Nesse local, são dentes que apresentam, em sua porção vestibular uma fissura, e em sua porção lingual uma cavidade, existindo quase uma comunicação anatomica entre estas estruturas. Além disso, ao exame, apresentava cálculo e gengivite. Foi realizada antisepsia com clorexidine 0,12% (Periogard) e raspagem dentária com US. 
 
 
 
Com o uso de um explorador odontológico, foi possivel diagnosticar Cárie através da remoção de debris de dentina, e tecido necrosado. Através de radiografia intra-oral digital, é possivel visualizar que havia um pequeno halo de radioluscencia (setas amarelas), que não atingiam o sistema de canais radiculares.
 
 
 
Foram utilizadas pontas diamantadas esférica e cônica, em caneta de alta-rotação, para remoção da estrutura atingida pela cárie. Esta remoção foi guiada pela radiografia, de maneira que não fosse uma remoção profunda, mas que abrangesse toda a área sugerida pela radioluscencia da imagem radiográfica.
 
 
 
 
 
Foi aplicado solução de Milton (hipoclorito de sódio 1%) através de irrigação/sucção para desinfecção do local.
 
 
 
 
 
 
 
 
Realizou-se a restauração com resina composta fotopolimerizável, seguindo o protocolo convencional do emprego deste material:
1 - Condicionamento ácido / lavagem da cavidade;
2 - Aplicação de agente de união + fotopolimerização;
3 - Aplicação de resina composta + fotopolimerização.
 
 
 
 
 
Aspecto final. É possivel visualizar, na radiografia digital, o material restaurador (radiopaco). Quanto à restauração, foi possivel devolver o aspecto estético semelhante à estrutura original.
 
 
 
 
 
 
 
Cárie em cães
"A cárie dentária pode ser definida como uma destruição localizada dos tecidos dentais causada pela acção das bactérias. A desmineralização dos tecidos dentáis (esmalte, dentina ou cemento) é causada por ácidos, especialmente o ácido lático, produzido pela fermentação bacteriana dos carboidratos da dieta, geralmente a sacarose. A baixa do pH ocasiona dissolução do esmalte e transporte do cálcio e fosfato para o meio ambiente bucal" (literatura)
 
Costuma-se dizer que a cárie é rara em cães, porém não é impossível diagnosticar esta afecção na rotina de um dentista veterinário.
 
Diferente dos humanos, os cães apresentam um pH oral mais alcalino, com poucos episódios de diminuição (abaixo de 7,0). Além disso, sua dieta é baseada em proteinas, a anatomia dentária raramente apresenta fissuras ou fóssulas, e sua microbiota oral é diferente da humana.
 
Cães podem apresentar cárie quando submetidos à habitos humanos, como a constante administração de carboidratos (pães ou doces), associado à aquisição das bactérias cariogênicas de seu próprio dono (através de contato com a cavidade oral).

(LEON-ROMAN 2013 - Cárie e Restauração em cães - Relato de Caso)

MV,Esp.PhD LEON-ROMAN
Proprietário do DENTISTAVET - Centro de Odontologia Veterinária e Cirurgia Oral
Coordenador do CTEOV - Centro de Treinamento e Ensino em Odontologia Veterinária